Blog

01-12-2018

Portugal celebra a restauração da independência no dia 1º de dezembro

Estátua de Dom Afonso Henriques e Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães

No dia 1º de dezembro é feriado nacional em Portugal, assinalando o Dia da Restauração da Independência, face ao domínio espanhol.

O dia 1 de dezembro de 1640 relembra a ação de nobres portugueses, que nessa data invadiram o Paço Real e aclamaram D. João, duque de Bragança, como rei de Portugal.

A Restauração da Independência foi o culminar de um período de grande descontentamento por parte da população portuguesa que não estava satisfeita com a união ibérica, entre Portugal e Espanha.

A união ibérica originou problemas à população portuguesa, com sobrecarga de impostos e envolvimento de Portugal nos conflitos bélicos de Espanha.

Com a morte do jovem Dom Sebastião na batalha de Alcácer-Quibir, Portugal enfrentou um problema de sucessão. Após o insucesso do Cardeal Dom Henrique no comando da monarquia, Portugal foi regido por três reis D. Filipes de Espanha, durante 60 anos, período que ficou conhecido por Domínio Filipino.

Entre 2013 e 2015, o feriado foi eliminado pelo Governo de Portugal, como parte de um pacote de medidas de austeridade que visavam aumentar a produtividade dos portugueses. A decisão foi polémica e, em 2016, o feriado foi restaurado.

Compartilhe esta matéria nas mídias sociais

Pesquisa