Blog

13-05-2019

Caminhos de Santiago: três dias de aventura a partir de Guimarães

LOgomarca dos Caminhos de Santiago na calçada do Largo da OLiveira _ Guimarães

PRISCILLA RABELO

Tem como objetivo viver umas férias diferentes e plenas de aventura? Quer participar nos Caminhos de Santiago, devidamente credenciados, lá na Península Ibérica? Sabia que pode fazer essa mítica caminhada a partir de Guimarães, a cidade fundadora de Portugal?



Desde a Idade Média que Guimarães está em uma das rotas portuguesas dos Caminhos de Santiago de Compostela, sendo um local de passagem e paragem de peregrinos.

A importância de Guimarães revela-se, inclusive, através da veneração a Nossa Senhora da Oliveira, com uma igreja secular no coração do centro história da cidade, o que é comprovado pelo dito popular que diz: “Quem for a Santiago de Compostela e não visitar a Senhora da Oliveira, não faz romaria verdadeira.”

Guimarães e Santiago de Compostela são duas cidades históricas do noroeste da Península Ibérica. De Guimarães, no Norte de Portugal, a Santiago de Compostela, na região da Galiza, no Norte da Espanha, são cerca de 215 quilómetros, fato que coloca a cidade portuguesa como ponto de partida preferencial para quem pretende cumprir os requisitos para a solicitação da credencial de peregrino.

Esses requisitos são realizar os últimos 100 quilômetros do percurso a pé ou a cavalo ou os últimos 200 quilômetros em bicicleta. É uma viagem de três dias, caminhando uma média de 70 quilômetros por dia, com muita aventura, contato com a natureza, auto reflexão e superação.

Se você que está no Brasil deseja fazer a peregrinação rumo a Santiago de Compostela, saiba que, antes de iniciar a grande caminhada, é necessário carimbar a credencial no posto de turismo. Em Guimarães, ele se encontra no centro histórico da cidade, entre a Praça de Santiago e a Rua de Santa Maria.

Leia o “Guia do Peregrino” com tudo o que precisa saber para realizar essa viagem. E peça informações sobre itinerário e outras dicas na Associação Espaço Jacobeus.



Associação Espaço Jacobeus - Delegação de Guimarães
Morada: Sede Juntas de Freguesia da Cidade, S. Francisco Centro, Loja 65
Internet: www.aej.pt
Email: guimaraes@aej.pt
Delegado em Guimarães: Leonel Pereira (Celular: 933 426 097)


Compartilhe esta matéria nas mídias sociais

Pesquisa